Viajar por Itália sem conhecer Milão nunca fez parte dos meus planos visto que a cidade é relativamente próxima de Florença - duas horas no comboio rápido, mas caro; quatro horas no comboio lento, mas barato. Não preciso de dizer em qual fui, pois não? Passar quatro horas num comboio nunca matou ninguém e o importante é viajar muito e gastar pouco. 
Cheguei á estação de comboios de Milão Central e apanhei o metro até ao Duomo com as minhas expectativas demasiado altas. E porquê? Porque é Milão! A capital da moda, do design, do comércio e um dos destinos turísticos mais populares e escolhidos do mundo.
A catedral da cidade é qualquer coisa de maravilhoso e dá vontade de ficar a olhar de boca aberta tal é a beleza daquilo. Hm isto parece-me estilo gótico pensei eu no alto da minha ignorância nessa área visto que era demasiado cabeça no ar quando dei essa matéria a História mas até que adivinhei. Li algures, já em casa, que é a maior catedral gótica do mundo. Se é verdade ou mentira isso já não sei, que isto não é um blogue de história. Ora lá andei passeando na Praça da catedral, toda ela com turistas e homens a pedir - e tenho de te contar a técnica master que eles usam para ganhar dinheiro e até eu própria caí na cantiga: andam espalhados pela praça - que é enorme - com milho nas mãos. E quando passa um turista eles dizem sorridentes free, free, it's funny e a malta que está numa de descobrir coisas aceita o tal milho que é free e é funny, eles abrem-te a mão e quando dás por ti tens quatro pombos famintos em cima da tua mão a comer o milho, mais uns nos braços e dois em direcção à tua cabeça. E olha, é divertido pra caralho, desculpa o palavrão! Quando acaba o banquete e o milho se acaba, os pombos lá voltam à sua vidinha, os homens olham para ti com cara de esfomeados e pedem-te dinheiro para comer. E tu dás, seja por pena, por agradecimento do momento ou simplesmente por medo. Eu dei. Foi por medo. Não te esqueças que estou sozinha noutro país e não convém ser assaltada ou espancada. 
Lá continuei por Milão. Visitei Castello Sforzesco, bebi um belo chocolate quente num café bonito, deliciei-me estupefacta nas Galerias Vittorio Emanuele e eu que nem ligo a assuntos de moda imaginei como seria ser uma mulher de saltos altos e vestido preto e entrar ali na Gucci ou na Prada para comprar uma mala de mil euros. Mas calma, o devaneio passou rápido. Mil euros por uma mala, ahaha! Se tivesse mil euros ia laurear a pevide.
O resto do dia foi passado no Parco Sempione - que é como quem diz num jardim maravilhoso e enorme com muita relva e lagos - deite-me a ouvir um rapazito que tocava saxofone; adormeci e vi Milão num dia. Talvez houvesse mais para ver - museus e locais cuja entrada não fosse free como o milho - mas talvez numa próxima. Quem sabe.