De Florença a Siena são seis euros e uma hora de caminho portanto lá fui bem cedo, combinei com a minha colega Não podemos adormecer no autocarro para vermos a paisagem mas enfim, sem resultado algum este meu desejo visto que passámos o caminho a dormir cada uma para seu lado, de boca aberta de vez em quando e com uns intervalos de olhos abertos para mirarmos a montanhas lá ao fundo e que bonitas que são. Chegámos meio ensonadas era ainda cedo e tomámos um pequeno almoço que nos soube tão bem - até porque não foi pago - e pergunta lá se me sinto mal que eu digo que não, não sinto. As empregadas eram demasiado antipáticas e tinham cara de quem está ali contrariada portanto lá pedimos, lá comemos e lá nos levantámos calmamente em direcção à porta, o importante é sermos discretas e elas nem reparam e pronto não repararam e lá continuámos todos da mesma forma, nós felizes e ensonadas e elas de mau humor sem sorrir aos clientes. 
Siena é uma cidade muito bonita mas julgo que não fosse capaz de viver nela porque é tudo demasiado medieval e assustadoramente belo, o que revela em mim um lado mais melancólico romântico péssimista e trágico por isso acredito, piamente, que se algum dia quiser escrever um livro sobre amores impossíveis e paixões com cheiro a alecrim o possa escrever em Siena porque é das cidades mais inspiradoras onde já estive.
Visitámos a Piazza del Campo - que é como quem diz a praça principal de Siena - e é simplesmente maravilhosa: turistas de toda a parte apreciavam a sua forma de concha e alguns deles deitavam-se no chão a descansar e a admirar a Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico. À volta da praça tens o lugar onde decorre o Palio di Siena que é uma famosa corrida de cavalos que acontece há já muitos séculos e que tive pena de não assistir pois só decorre duas vezes por ano. Imagina o que será aqueles homens trajados em cima dos seus cavalos a correr ferozmente para chegar em primeiro enquanto o povo grita e aplaude.
Visitámos também o Museo dell'Opera e obviamente o Duomo de Siena - que não é tão bonito como o de Florença e não o digo por viver lá perto - e vimos a cidade por inteiro no alto da catedral depois de dez minutos a subir umas escadas em caracol que eu já nem sabia se havia de continuar ou parava dois minutos para vomitar ou desmaiar. Mas enfim, mesmo se não gostares de escadas em caracol vai que vale a pena.
Siena conhece-se bem num dia. É uma cidade pequena e eu prometo que vais adorá-la porque é tão medieval que quase imaginas as pessoas de antigamente a vagear pelas ruas.